Total de visualizações de página

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

É difícil renunciar o Ego!

Frequentemente nos deparamos com situações onde parece que ferimos nossas convicções pessoais ou até mesmo nossas próprias reputações. Para os psicanalistas este tipo de conflito pode ser uma patologia de "ego ferido". Dentre várias definições de ego, há uma especial, sugerida por Freud:
"..o ego representa eminentemente, o pólo defensivo da personalidade; põe em jogo uma série de mecanismos de defesa, estes motivados pela percepção de algo desagradável (sinal de angústia)¹"
Portanto, para a psicanálise o ego pode ser definido como conjunto de pré-conceitos acerca de nossas "pretensas convicções". É comum sermos contrariados, desafiados, subestimados, e até mesmo humilhados; nas nossas relações pessoais com as pessoas. Incomum é ter maturidade para carregarmos "essa cruz chamada ego".

Sabemos que Jesus, o Filho de Deus, mas que muitas vezes foi citado como "filho do homem" foi um exemplo de equilíbrio em sua conduta. Jesus é responsável por nossa reconciliação com o Pai, por meio do seu inigualável sacrifício na cruz.
Entretanto, pouco se prega hoje em dia, acerca das humilhações e aflições que Jesus sofreu por nós.

Como posso relacionar Jesus e ego?

A grande chave da renuncia ao "eu" está no exemplo que Cristo nos deixou:

"E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz." Filipenses 2:8
Porém, este belo exemplo deixado pelo Mestre é acompanhaido de uma recomendação prática:

"E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim." Mateus 10:38
Com a Palavra de Deus aprendemos, portanto, que o meu "eu" ou "ego" só pode ser equilibrado se eu tiver em mim a Palavra Viva de Cristo, mediante a ação poderosa do Espírito Santo. Desta forma estarei morto para minhas convicções pessoais, mas vivificado para a Vontade de Deus!

A célebre citação do Apóstolo Paulo, na Carta aos Gálatas:
" e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim"

1 - FREUD, SIGMUND Obras Psicológicas Completas versão 2.0

Nenhum comentário:

Postar um comentário